etiqueta-improviso

Etiqueta do Improviso: você lida bem com situações inesperadas?

Em tempos de distanciamento social, o que mais tem se escutado falar é da atividade de HOME OFFICE e algumas pessoas tem me perguntado como manter a ETIQUETA, trabalhando em casa, muitas vezes com filhos, cônjuges, cachorro, gato, papagaio… 24h por dia!!!

Eu diria que não é fácil, mas também não é impossível! E quando se trata de improviso, não existem regras, nem “receita de bolo”.

O que nós precisamos é praticar a “ETIQUETA DO IMPROVISO”, ou seja, nos adaptarmos ao novo e ao inesperado. Mas de que forma?

Separei 3 dicas básicas de como lidar com o improviso de forma salutar:

1. POSITIVIDADE: Uma vez instalado o problema, a solução é sempre mais leve quando enfrentamos com determinação e positividade.

2. FLEXIBILIDADE: Capacidade de nos adaptarmos ao meio e sabermos lidar com as adversidades.

3. EMPATIA: Capacidade de nos colocarmos no lugar do outro, respeitando quem está dividindo o mesmo teto conosco. Aqui em casa, por exemplo, somos em três adultos, meu filho universitário, fazendo EAD e meu marido e eu, trabalhando Home Office. Portanto é importante, um respeitar o espaço do outro. E é aí, que se estabelece a ETIQUETA DAS BOAS MANEIRAS e DO IMPROVISO!!!

Sabemos que este é um momento super delicado, de muita reflexão, muito aprendizado, mas que certamente, nós sairemos muito mais fortes do que entramos nessa crise. É o momento de nos unirmos, cada vez mais, para reforçar nossos relacionamentos.

E você? Como tem lidado com essa situação? Está trabalhando Home Office? Como está sendo essa experiência para você?

Kátia Costa

Consultora em Etiqueta & Comportamento

contato@katiacosta.com.br

#etiquetasocial #etiquetaempresarial #homeoffice #empatia

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *