etiqueta-social-profissional

Qual é a diferença entre etiqueta social e etiqueta profissional?

Como devemos nos portar em ambientes sociais? De que forma devemos reagir e lidar com clientes, chefes e funcionários? É possível passar mais confiança para aqueles que estão pensando em nos contratar?

Todos esses aspectos profissionais que influenciam na nossa reputação em uma empresa fazem parte da “etiqueta”. Hoje, iremos diferenciar a etiqueta social da profissional, levando em consideração algumas dicas que podem fazer com que sejamos preferidos, pela nossa postura, diante dos demais.

 O que é etiqueta?

Antes de estabelecermos a diferença entre os dois tipos de etiqueta, precisamos saber as definições de ambas. A etiqueta pode ser configurada e definida como um conjunto de ideias e normas que são aplicadas em situações sociais.

Diferenças entre etiqueta social e etiqueta profissional

Dependendo da situação, diferentes normas são aplicadas e diferentes ideias são conduzidas. Dentro disso, surgem diferenças e tipos de etiquetas dependendo da presença de profissionais, do ambiente e da formalização dele. 

Na etiqueta social há as regras de convívio social e nestas regras, o propósito de encaixar normas para todos aqueles que estão presentes no mesmo ambiente. Ela serve tanto para as pessoas se sentirem confortáveis, quanto para elas se aproximarem. 

Sendo assim, a etiqueta social pode ser responsável por fazer as pessoas se aproximarem uma das outras, devido às normas aplicadas e o respeito por aqueles que se encaixam nesse mesmo ambiente social, seja ele qual for. 

Todos os tipos de etiqueta se encaixam em diferentes situações sociais. Alguns exemplos de normas caracterizadas dentro da etiqueta social, são as roupas vestidas, a linguagem corporal e verbal que terá com alguém.

Lembrando que a roupa que irá usar, a maneira que você irá lidar com os outros, a maneira como você irá se aproximar dos outros, também depende do ambiente em que você está e é aí que a etiqueta profissional adentra. 

A etiqueta profissional é caracterizada por cuidados maiores em relação ao vestuário, o comportamento e a comunicação que deve ser utilizada em alguma empresa. Nesse aspecto, pode ser incluída a pontualidade, a calma e a confiança que você está a passar para seu contratante. 

Tudo depende do ambiente em que você está

Por esta razão, podemos dizer que as etiquetas possuem características semelhantes. Dependendo do ambiente que você está, você terá que tomar mais ou menos cuidado com essas normas. 

Tudo isso se deve à preocupação com a nossa imagem e como ela influencia nas nossas relações.  Como dito acima, a etiqueta pode ser responsável por aproximar as pessoas.

Nossos chefes ou gerentes também necessitam seguir tais etiquetas, ainda mais em tempos de pandemia, em que todos estão se adaptando às relações distantes e à própria etiqueta respiratória para manter o bem-estar de todos. 

São várias condutas sociais e profissionais que precisamos seguir, disto já sabemos. Muitas vezes, sabemos o que deve ser feito e acabamos realizando de uma maneira equivocada por termos pouca prática.

Por esta razão, é sempre recomendável estudar as normas e buscar formas de melhorar as relações. Para isso, você pode procurar uma consultoria especializada para lidar melhor em situações profissionais e sociais, adequando as normas de etiqueta para os tempos de eventos online e trabalho remoto e melhorando suas chances de sucesso profissional. 

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *