etiqueta-profissional

Os hábitos que melhoram sua imagem de acordo com a Etiqueta Profissional

O nosso comportamento influencia em nossa imagem, ainda mais em uma empresa. Em diversas situações temos maneiras diferentes de se comportar em reagir, em algumas somos mais introvertidos e em outras mais extrovertidos.

Em algumas ocasiões necessitamos interagir com as pessoas e em outras não. E é nesse ponto que a Etiqueta Profissional entra, para você saber como agir e ter bons hábitos em uma empresa ou em alguma situação em que o seu comportamento possa definir o seu futuro.

Sua imagem profissional

Tenha um grande cuidado com a roupa que você usará e com a sua higiene pessoal, além dos diversos cuidados em outras partes do corpo. Quando as pessoas não conhecem você, elas vão se basear na sua aparência para fazer uma leitura de quem você pode ou não ser.

Por muitas vezes, colegas e superiores acabam fazendo leituras erradas e equivocadas de acordo com nosso estilo ou aparência, e por isso, busque evitar essa equivocação. 

Educação: como interagir no trabalho 

Por mais desconfortáveis que sejam algumas situações no ambiente de trabalho ou home office, busque dar bom dia para os colegas, mesmo que por mensagem, agradecer pelo apoio recebido sempre e ter cuidado com as palavras.

Em reuniões, busque ser o mais pontual possível com o horário de chegada, ou de entrada no ambiente virtual e procure interromper o menos possível, sinalizando de outras formas que você tem algo a acrescentar. 

O seu humor impacta sua imagem

Por mais difícil que seja se manter bem-humorado em alguns dias, o fato de você se sentir bem-humorado é benéfico para qualquer ambiente. Busque não deixar que suas emoções no dia atrapalhem suas relações profissionais.

Há alguns dias em que não estamos tão produtivos, ou estamos sem vontade de conversar. Nesses casos, é essencial conversar e fazer acordos para que os assuntos sejam resolvidos no melhor momento. 

Postura no ambiente de trabalho

Em situações formais, é sempre importante demonstrar confiança e um foco naquela pessoa que está pensando em contratar você ou em saber algo de você. A constância no contato visual ao conversar com os outros e o cuidado com a hiperatividade são cuidados essenciais que passam confiança.

Tal confiança que pode ser responsável pelo seu contrato assinado, então cuide de sua linguagem corporal e pratique em casa, gravar vídeos de você mesmo pode ser um ótimo exercício.

Tom de voz é importante na etiqueta profissional

Busque controlar o seu tom de voz em reuniões online ou conversas presenciais, buscando ser o mais natural possível. Neste tópico, é importante ressaltar o controle das emoções e das sensações durante o dia a dia profissional.

Não demonstrar arrogância, deboche ou agressividade para ideias contrárias ou má interpretação daquele que está a conversar com você é muito importante. Novamente, se gravar pode ser uma opção para se conhecer melhor. 

Pontualidade: cuidado redobrado no home office

Seja em casa ou no escritório, temos que respeitar e cumprir a carga horária que a empresa nos proporciona e devemos cumprir e estar no horário que nos foi avisado. Uma pessoa que não é pontual pode ter uma imagem arranhada por aqueles que gerenciam a empresa.

Se for participar de alguma reunião online, teste sua conexão antes, abra o programa e se certifique de que tudo está pronto antes do horário. Já se for presencial, conte com imprevistos, trânsito, etc. Quanto mais otimista você for em relação ao seu trajeto, mais pode se atrasar.

Estas são algumas das dicas que são fundamentais para quem busca melhorar sua imagem em uma empresa. Para quem está buscando melhorias na imagem profissional, temos consultorias online voltadas à etiqueta no meio corporativo! Entre em contato para saber mais.

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *