entrevista-etiqueta

As melhores dicas da Etiqueta Corporativa para suas entrevistas de emprego

A entrevista de emprego é um momento que pede todo o cuidado com a nossa imagem, tanto da aparência física quanto do nosso comportamento.

Hoje, falaremos da importância de agir de acordo com a etiqueta corporativa nas entrevistas, e dar dicas que podem ser aplicadas no sua carreira. Também daremos algumas dicas de etiqueta para o momento pós-contratação, continue lendo! 

Usa a pontualidade a seu favor

Chegue no local (ou na sala virtual) no horário que a empresa propõe. Busque chegar uns 15 minutos antes, ou estar online nesse tempo, e caso você seja aprovado, a pontualidade será essencial para você manter sua boa imagem no novo trabalho.

Se o seu trabalho é remoto e pode ser realizado de forma assíncrona, mesmo assim respeite os horários comerciais e, se for ficar ausente, avise aqueles que trabalham com você. 

Cuide da Imagem Pessoal

Dizem que a primeira impressão é a que fica, e normalmente, a primeira impressão que temos de alguém é de acordo com a aparência, depois a conhecemos melhor em um prazo mais longo.

Sendo assim, busque se vestir de uma maneira coerente com a empresa que está lhe entrevistando, cuidar da sua higiene pessoal, do seu cabelo e, se for online, tome cuidado com o seu entorno, com o que da sua casa está aparecendo na câmera. 

Cuide da Imagem Profissional

Na entrevista de emprego, você deve ficar atento à imagem profissional que você vai passar. O primeiro passo é se conhecer bem para ter as respostas na ponta da língua. Busque saber as suas características e limitações, pois você terá que falar sobre elas.

Em caso de contratação, busque sempre não falar mal da empresa em que trabalha em público (principalmente na internet) e tenha noção de que a maneira como você enxerga a empresa, consequentemente, é a maneira como aqueles que te chefiam, te enxergam.

Busque não criar conflitos dentro da instituição nem ruídos de comunicação, principalmente no trabalho remoto. Não deixe mensagens sem resposta, seja claro sobre seus horários de trabalho e busque se manter em contato com os colegas para manter o bom relacionamento.

Detalhes que fazem a diferença

Busque cumprimentar a todos que se encontram no local, ou na sala virtual: minimamente, basta dizer “bom dia” ou “boa tarde”.

Manter o bom humor ajuda a criar um ambiente (ainda que virtual) agradável para aqueles que se encontram nele. Procure levar as entrevistas ou reuniões de forma mais leve, lembre-se de que mau humor e desmotivação podem ser contagiosos!

Mesmo pela câmera, lembre-se de que a sua postura, literalmente falando, está sendo observada: mantenha os ombros para trás e a cabeça erguida, pois tal postura demonstra confiança. Ao conversar com o seu entrevistador, busque manter contato visual e evite cruzar os braços.

Ao ser entrevistado, tenha consciência do seu tom de voz. Falar muito rápido e muito alto pode demonstrar empolgação, mas também mostrar que talvez você não controle bem suas emoções. Fazer exercícios de respiração antes pode ajudar!

Se você quer melhorar sua imagem no mundo empresarial, conte com as nossas soluções! Atuamos com cursos e consultorias online para você desenvolver ainda mais sua carreira contando com as dicas de etiqueta corporativa. Saiba mais no site.

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *