retorno-escritorio

Principais dicas de etiqueta para o retorno ao escritório

Aos poucos tudo vai voltando ao normal nas grandes capitais e, principalmente, no universo corporativo. A rotina do home office é substituída pelo retorno ao escritório. Entretanto, o contexto atual apresenta novos hábitos que devem ser seguidos, assim como os cuidados que devem ser vistos com mais atenção, respeito e tolerância.

O fato é que muitas pessoas pensam que etiqueta é apenas um conjunto de regras prontas. Mas, na verdade, ela surge da empatia com o próximo, que deve ser mais importante do que qualquer mera formalidade.

Ou seja, só compreende realmente de etiqueta quem sente esse respeito pelo outro. E, principalmente, superar o formalismo nas relações interpessoais – seja na vida social ou profissional – é decisivo para construir diálogos mais polidos e gentis diante de qualquer imprevisto ou possível conflito.

Sensibilidade da cabeça aos pés

A etiqueta não está somente na forma que você se veste para tal ambiente ou ocasião. Também está nos gestos, no vocabulário e, principalmente, na forma como se comporta diante do outro e como reage ao tratamento que ele dá a você. Por isso, é essencial ter sensibilidade em situações adversas, especialmente na retomada ao trabalho presencial.

Cuidado ao fazer perguntas invasivas

É de senso comum que certos questionamentos têm hora e lugar para se fazer e, basicamente, tudo se resume ao contexto. Por isso, na volta ao escritório evite fazer perguntas invasivas aos colegas, superiores e chefes em relação à temática da Covid-19. Pois muitas pessoas perderam parentes e conhecidos e ainda precisam lidar com o luto. Ao invés disso, pergunte como está e tente manter um clima amigável.

Distanciamento social e uso de máscara

As pessoas estão tentando, aos poucos, retomar a vida normalmente, entretanto muitos comportamentos foram deixados de lado e outros estão sendo adotados. Por isso, obedeça o distanciamento social imposto pela empresa. Use máscara e evite debater sobre o que é correto ou não no escritório em relação a essa temática.

Neste momento, respeitar o espaço do outro é mais importante do que tecer qualquer comentário que não contribuirá para um convívio melhor e mais leve.

Cordialidade x contato físico

Beijos no rosto, apertos de mão e abraços podem até mesmo ser considerados falta de respeito atualmente. Isso porque o contato físico no ambiente profissional não cabe nos dias de hoje. Isso que não exclui você ser cordial e adotar o cumprimento cotovelo com cotovelo.

Um aceno de cabeça ou até mesmo um sorriso por baixo da máscara já é o suficiente para o outro entender e respeitar o momento.

Novo normal não tão novo assim

Sabe-se que a etiqueta profissional é definida por cuidados a respeito do vestuário, atitudes e a comunicação que devem ser aplicados de forma adequada para tal empresa.

Diante disso, pontualidade, serenidade e educação seguem sendo de extrema importância para todos, seja no formato presencial ou virtual.

Se você ainda tem dúvidas sobre as normas da etiqueta profissional, é aconselhável que você pesquise sobre o assunto ou busque uma consultoria especializada. Assim você compreende melhor e tem uma maior desenvoltura em situações que envolvem o trabalho e, principalmente, aumentem as suas oportunidades para o sucesso profissional. 

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *