Oxidante: você está usando corretamente?

Tempo de leitura: 2 minutos

O oxidante é tão importante que, mesmo após você ter definido Altura de Tom, Fundo de Clareamento, entenda sobre Neutralização e saiba escolher a Numeração, a escolha errada da volumagem ou da medida poderá comprometer todo o seu trabalho, pois é o oxidante (água oxigenada) que define quantos tons o cabelo será clareado. Vamos conhecê-lo melhor?

 AFINAL, QUAL A FUNÇÃO DO OXIDANTE?

QUANDO SE COLORE com Pigmentos de Oxidação (Colorações com Amônia), é necessário Oxigênio ou Oxidantes para criar a molécula da cor. No entanto, o Oxidante não serve somente para o processo de oxidação da coloração. Veja as três funções da Água Oxigenada:

1- Clarear e/ou eliminar o pigmento natural do cabelo;

2- Oxidar e fixar os pigmentos artificiais;

3- Como tem PH ácido, o oxidante equilibra o PH, diminuindo a alcalinidade da coloração e fechando as cutículas, para que o pigmento não desbote;

DICA DE OURO: O sebo é ácido e pode interferir no clareamento do cabelo, principalmente na cobertura de brancos, pois os resíduos impedem que o produto penetre corretamente no fio.

Se o cabelo estiver muito oleoso, limite-se a lavar o fio de cabelo, para não retirar o manto hidrolipídico presente no couro cabeludo (capa de gordura natural), pois ele auxilia a reduzir eventual ardência causada pela coloração ou descoloração.

COMO ESCOLHER A VOLUMAGEM CORRETA?

O OXIDANTE trabalha em diferentes níveis de oxidação:

a) 10 volumes ou 3% – é Tom sobre Tom, não clareia e apenas fixa a cor;

b) 20 Volumes ou 6% – Clareia até 1 Tom;

c) 30 Volumes ou 9% – Clareia até 2 Tons;

d) 40 Volumes ou 12% – Clareia até 3 Tons;

e) 40 Volumes ou 12% + Reforçador (Coloração Clareadora) – Clareia até 4 Tons;

Assim, após determinar quantos tons você precisa clarear para chegar a cor desejada, é só escolher o oxidante no percentual adequado para cumprir o objetivo. Simples, não é?!

QUAL MEDIDA USAR DE OXIDANTE?

A medida varia entre empresas, sendo que algumas utilizam 1:1, 1:½, ou 1:2 .

Sempre meça a quantidade a ser usada de oxidante, devendo respeitar a indicação do fabricante.

Alguns recomendam 1:1 (Leia-se: 1 “por” 1), ou seja, para cada grama de coloração, adicionar a mesma quantidade de oxidante;

Outros recomendam 1:1.5 – 60g de coloração para 90g de oxidante;

Ou ainda 1:2 – que representa 60 gr de coloração para 120g de oxidante.

VOCÊ SABIA?  Quando a quantidade do oxidante for insuficiente para a quantidade da mistura, o resultado será uma cor mais escura, pois o pigmento estará mais concentrado. Por outro lado, quando coloca oxidante acima da medida, os pigmentos serão diluídos e a cor ficará mais fraca, comprometendo a durabilidade e a fixação.


Gostou desse conteúdo? Ele faz parte da Revista Você Colorista que está repleta de outros conteúdos sobre Neutralização, Fundo de Clareamento e muito mais ! Para baixar a sua versão digital basta clicar aqui, é grátis !

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *