O que todo cabeleireiro precisa saber sobre NEUTRALIZAÇÃO

Tempo de leitura: 2 minutos

O Processo de Neutralização é um bicho de 7 cabeças para a maioria dos cabeleireiros e talvez seja para você também, mas calma aí que vou te ajudar a entender melhor como ele ocorre !

Se a sua cliente não for a Lady Gaga, o amarelo ovo está fora de cogitação !

No estudo das Melaninas vemos que o fio de cabelo é composto por três pigmentos: eumelanina (azul), feomelanina (amarelo) e tricosiderina (vermelho). A soma dessas três cores , criará a cor terciária marrom.

No entanto, como cada fio possui quantidades diferentes dessas três melaninas, o cabelo terá variações de marrom, do mais claro ao mais escuro.

É importante saber como funciona essa mistura de cores, pois ela guiará o Colorista no processo de Neutralização.

Como ocorre a Neutralização?

A neutralização busca “apagar” a cor indesejada indicada no Fundo de Clareamento, sempre buscando o equilíbrio entre as cores primárias (Azul, Amarelo e Vermelho), o que resultará nas variações de Marrom (Altura de Tom/Cor Base).

Esse processo se dá através das Cores Complementares, que são as Cores Primárias e Secundárias.

Observe que elas  que estão opostas na Estrela de Oswald: Azul e Laranja; Verde e Vermelho; Amarelo e Violeta. Isso acontece porque cada par de Cores Complementares será resultado da soma das três cores primárias: Azul, Amarelo e Vermelho.

Exemplo.: Um cabelo com altura de tom 8 (Loiro Claro) tem Fundo de Clareamento Laranja, e essa cor indesejada (Laranja) será neutralizada pela cor oposta, Azul. 

Perceba que para ocorrer a neutralização você precisará unir as três Cores Primárias: Laranja (que é Amarelo + Vermelho) e o Azul:

A Estrela de Oswald é uma ferramenta visual e serve para que você analise quais são as cores que se neutralizam, as quais são indicadas como opostas pelas setas, bem como identifique quais cores são frias ou quentes:

E aí, gostou desse artigo? Ele faz parte da Revista Você Colorista que está repleta de outros conteúdos sobre o Estrutura capilar, Fundo de Clareamento e muito mais ! Para baixar a sua versão digital basta clicar aqui, é grátis!

Ah, e se você tem alguma dúvida, deixa nos comentários que eu vou adorar te responder !

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *