etiqueta-estagio

Como a etiqueta corporativa se aplica ao estagiário?

É comum que os estagiários se sintam inseguros ao entrar em uma empresa e por muitas vezes, se sentem desconfortáveis pelo ambiente e pelo seu nervosismo. Afinal, é um ambiente novo e de uma profissão nova. E é sobre isso que tratamos no nosso primeiro tópico.

1. Controle a ansiedade e observe os colegas

Pelo fato de você ser um estagiário, o que se espera de você não é experiência, e sim a vontade de aprender com quem já está na empresa. Dependendo do seu ambiente, você trabalhará com mais ou menos pessoas com trabalhos parecidos com o seu.

Busque ter noção de como elas se portam, observe o comportamento delas e veja como você pode se sentir mais seguro num ambiente que inicialmente lhe é desconhecido.

Agora, quando se trata de home office e de interações diretas com membros da sua equipe, não pense que pelo fato de ser remotamente, não tens de ter um cuidado com o seu comportamento. Saiba ouvir e fazer perguntas para executar o seu trabalho da melhor forma.

2. Pontualidade 

A pontualidade, principalmente quando se trata de uma pessoa que recentemente entrou em uma empresa, só traz benefícios à imagem pessoal. O seu comprometimento com os horários é fundamental para que a sua carreira profissional seja bem sucedida.

Nesse caso, independentemente se for remotamente ou presencialmente, você deve ser pontual, seja nas reuniões online ou com o início da jornada de trabalho que foi combinada.

3. Boas maneiras e costumes

As boas dicas de etiqueta profissional se encaixam muito bem também no trabalho remoto:

  • cumprimente ao chegar e se despeça ao sair da reunião virtual;
  • confirme presença nos convites de reuniões e eventos online;
  • não deixe as mensagens sem resposta;
  • evite procurar seus colegas e superiores fora do horário de trabalho para falar de assuntos profissionais.

Muitas vezes são os detalhes que fazem as pessoas não se sentirem tão confortáveis conosco, ainda que no mundo virtual. Não desperdice uma chance de crescimento profissional por não se preocupar com os relacionamentos!

4. Apresentação pessoal

Se preocupe com a sua vestimenta e como você deve se portar no ambiente profissional. Sendo assim, não pense que o fato de você estar trabalhando remotamente lhe dá a possibilidade de ter menor cuidado com a sua aparência e sentir-se mais relaxado com as normas da empresa. O cuidado deve ser redobrado quando se trata de alguém iniciante na empresa. 

Ao entrar em reuniões e lives, cuide de seu cabelo, suas roupas, do ambiente que aparece atrás de você. Além disso, mesmo que você não vá ligar a câmera todos os dias, se arrumar já torna você mais motivado e produtivo, por isso, tire o pijama quando iniciar a jornada de trabalho e coloque uma roupa que faça você se sentir um ótimo profissional.

5. Busque memorizar os nomes

Quando você entra em uma empresa, tudo é novidade e pode demorar um pouco para você memorizar os nomes de todo o mundo.

Porém, tratar as pessoas pelo nome, seja presencialmente ou por e-mail, faz toda a diferença. Então, procure guardar na memória os nomes das pessoas que trabalham com você e se dirija a elas sempre de uma forma mais pessoal, isso aproxima as pessoas de você!

Para que a sua imagem pessoal lhe renda muitas oportunidades e uma carreira brilhante, conte com as nossas consultorias e cursos de etiqueta profissional! Saiba mais sobre nossos serviços.

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *