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Etiqueta no WhatsApp: 5 dicas para não errar

O WhatsApp é o principal meio de comunicação junto com as redes sociais, e com a pandemia se fortaleceu como ferramenta de trabalho. No artigo de hoje, vamos falar sobre as melhores maneiras de se relacionar no aplicativo de mensagens, do ponto de vista da etiqueta corporativa. 

1. Tenha cuidado com o horário que você envia a mensagem

Imagine a seguinte situação: você trabalhou o dia todo e está prestes a dormir, e ao se ajeitar na sua cama, você escuta as notificações do seu celular. A mensagem é sobre uma demanda de trabalho, algo que pode inclusive gerar ansiedade e atrapalhar seu momento de descanso.

Um pouco incômodo, não é? Por isso, procure não enviar mensagens de trabalho fora do horário comercial. Você pode anotar na sua agenda para falar com a pessoa no dia seguinte. Ou agende um e-mail para a manhã seguinte (o Gmail já conta com esse recurso).

2. Cuidado com a frequência dos envios

Dependendo do quão frequente forem as suas mensagens, a pessoa do outro lado pode optar por bloqueá-lo. Quando o conteúdo da mensagem é comercial, ela pode ser considerada SPAM, ainda mais se for pouco personalizada.

Com os seus envios com fins de marketing, busque não padronizar todos eles. Varie para que sua comunicação não seja considerada SPAM e seja vista como um conteúdo de valor para seu público. Acima de tudo, respeite o tempo e o espaço do seu cliente ou colega.

3. Não deixe as mensagens sem respostas

Ferramentas que envolvem uma comunicação ilimitada são atrativos, mas podem sugar mais o tempo do que serem úteis. Porém, quando o assunto é a profissionalização do seu trabalho e a necessidade de atender solicitações, é essencial deixar o celular por perto. 

Você não precisa responder às mensagens imediatamente, mas procure dar retorno em um prazo de 24 horas. Dessa forma, você não atrapalha o andamento do trabalho de outras pessoas. Também evita perder boas oportunidades por não estar disponível.

4. Seja direto com suas demandas

Quando se trata de uma relação mais profissional e de acordo com a etiqueta, uma comunicação direta é uma forma de respeito ao tempo do outro. Sempre leve em conta que as pessoas têm outras demandas e urgências. Priorize sempre: 

  • Áudios curtos;
  • Mensagens curtas e diretas;
  • Já dizer o que você precisa, antes de esperar a pessoa responder o seu “oi” ou “tudo bem”.

5. Seja transparente 

Algumas pessoas acabam criando uma “persona” na comunicação virtual diferente da personalidade que têm na vida real. É claro que no mundo online não nos expressamos da mesma forma. Acabamos sendo mais diretos pelo WhatsApp, além de contar com emojis e figurinhas.

Porém, busque ser você mesmo e alinhar a comunicação em todos os canais. Da mesma forma como você atende alguém presencialmente, você atende no WhatsApp, nas redes sociais ou no e-mail.

Conte com a ajuda e Etiqueta Corporativa

Com uma boa consultoria de etiqueta, você se mantém atualizado sobre as melhores formas de comunicação e atendimento no mundo digital. Criando boas experiências de trabalho e uma boa relação com seus clientes, você cresce profissionalmente e gera boas recomendações a seu respeito!

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