reuniões online

A etiqueta corporativa pode ajudar as suas reuniões online

A pausa no trabalho presencial não afastou a etiqueta corporativa do trabalho. Como já comentamos em artigos anteriores, a etiqueta corporativa continua sendo importante, ainda mais em tempos de relações profissionais mais frágeis pelo distanciamento. Hoje comentaremos sobre dicas da etiqueta corporativa para suas reuniões online

Atente-se ao microfone

Ao terminar uma fala, é bem comum que algumas pessoas não desliguem o microfone. O ideal é você entrar na chamada com o microfone desligado e ligar somente nas horas que você deseja falar. Sendo assim, possíveis ruídos no fundo ou vozes ‘indesejadas’ não atrapalham o progresso da sua reunião. 

É evidente que uma hora ou outra passamos despercebidos e acabamos chamando a atenção pelo simples fato de estarmos com o microfone aberto e sem falar nada.

Pelo simples fato de estarmos com o microfone aberto, muitas vezes, as pessoas podem ficar um intervalo em silêncio à espera de uma fala sua que não aconteceria ou as pessoas chamam a sua atenção para desligar o seu microfone. Deixe-o desligado e ligue somente quando for falar.

Cuide o que aparece atrás

Com o home office cada vez mais comum, a preocupação com o que mostramos de nós mesmos e nosso ambiente de casa só cresce. Muitos optam por colocar uma montanha de livros e outros optam por colocar um efeito que esconda o ambiente. 

Caso possível, avise aqueles que se encontram em sua casa para evitarem passar pelo local, para não chamarem atenção dos outros na sua reunião. Outra dica é organizar o seu ambiente o máximo que puder antes do encontro.

Por vezes, quando um ambiente é bagunçado, prestamos mais atenção naquilo que está ao fundo. E, infelizmente, opiniões negativas podem ser geradas pelo simples fato de você passar uma impressão de uma pessoa despreocupada com o seu ambiente de trabalho.   

Não interrompa os outros

Essa dica serve tanto para os dois ambientes, presencial e virtual. É algo básico e que faz toda a diferença para sua imagem pessoal no trabalho quando você segue essa dica. Espere o seu colega, gestor ou cliente terminar o raciocínio antes de interromper.

Tanto nas reuniões presenciais quanto virtuais, você pode levantar a mão para sinalizar que tem algo a acrescentar e esperar a pessoa lhe dar a palavra. Saber ouvir é uma característica muito importante para quem quer ter resultados, sejam eles uma promoção ou fechar mais vendas. 

Respeite a agenda dos outros

A agenda das pessoas, e o tempo delas, é algo que devemos respeitar. Por isso, não se atrase para seus compromissos virtuais.

No mundo digital, se você sente que tem mais dificuldade para abrir os aplicativos e plataformas, testar sua imagem de fundo e microfone e arrumar seu cenário, se prepare com antecedência. Ser pontual é uma característica de profissionais que crescem na carreira.

E você, quer contar com o apoio da etiqueta corporativa para ter mais resultados? Conheça nossos workshops e treinamentos para você melhorar suas relações e crescer na sua área profissional!

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *